AÇÃO SOLIDÁRIA – Distribuição de kits de merenda será realizada na próxima quinta-feira

Os alimentos serão direcionados aos alunos da Rede Municipal durante o período de quarentena

Foto: Ascom Semed

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará, na próxima quinta-feira (02), a distribuição de 50 mil kits de merenda escolar para alunos da Rede Municipal de Ensino. A medida tem como objetivo garantir o acesso dos estudantes à alimentação, uma vez que as aulas foram suspensas como forma de prevenção contra o coronavírus.

A distribuição, que acontecerá nas escolas, será realizada em três dias (quinta, sexta e sábado) e terá início nas unidades situadas na Região Administrativa II, que engloba os bairros do Trapiche, Levada, Vergel, Dique Estrada, Ponta Grossa e Pontal. Ao todo foram adquiridas 475,3 toneladas de alimentos com investimentos próprios da Prefeitura de Maceió, no valor de mais R$ 3 milhões.

“Sabemos que tem muita criança na periferia que tem na merenda escola a sua principal refeição, então adquirimos aproximadamente 51 mil cestas nutricionais reforçadas, que estamos chamando de kit merenda, que vai auxiliar as famílias neste momento”, informou o prefeito Rui Palmeira.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, ressalta que a decisão do prefeito Rui Palmeira e a sua compreensão em um momento em que o mundo está vivendo uma pandemia, foram essenciais para garantir que os milhares de alunos da Rede Municipal tenham ,nesse período de isolamento social, a garantia da alimentação. “Muitas vezes o aluno tem na escola a merenda como a sua única alimentação. Há famílias que têm mais de um aluno na escola e todos receberão o kit”, disse.

Foto: Marco Antônio/Secom

“Desde o início dessa pandemia conversamos bastante com os diretores e traçado estratégias juntos. Todos estão empenhados a montar uma logística que atenda cada escola. Eles estão muito bem organizados. É importante enfatizar que eles quiseram cooperar e isso fez toda a diferença”, acrescentou Ana Dayse.

A coordenadora de Alimentação Escolar da Semed, Anna Carla Luna, explica que já foi finalizada a fase de planejamento e aquisição dos produtos que irão compor o kit de merenda escolar. “O planejamento contou com o apoio dos diretores, gestores e equipe de nutricionistas da Semed, que colaboraram para a definição de quais itens entrariam no kit para contribuir na segurança alimentar e nutricional dos alunos”, detalhou.

Anna destaca ainda que contribuindo para a segurança alimentar e nutricional dos alunos, a Semed tem a possibilidade de garantir que, após esse período de isolamento social, os alunos voltem à escola e mantenham o aprendizado. “Assim, com os estudantes nutridos, conseguimos melhorar nossos índices educacionais”, destaca ela.

Os kits são compostos por alimentos como flocos de milhos, feijão, arroz, leite e macarrão.

Recomendações

A coordenadora reforça que junto com os kits, as famílias irão receber um panfleto educativo de prevenção contra o coronavírus e informações sobre alimentação saudável. Anna Carla ressalta que todas as escolas já receberam as recomendações de como devem proceder durante a distribuição dos alimentos. Ela explica ainda que os pais ou responsável devem se dirigir à escola na data divulgada pela direção para a entrega do kit no horário que seu filho estuda.

A coordenadora reforça que a retirada do kit será feita pelo pai, mãe ou responsável em perfeito estado de saúde e que não esteja no grupo de risco. “Os pais não devem esquecer que é preciso levar uma cópia do documento pessoal do responsável pelo aluno matriculado na escola. É preciso que sigam as recomendações de segurança e que mantenham a distância mínima recomendada para evitar aglomeração”, finalizou Anna Carla.

 

Ascom Semed

Fechar