SECA EM ALAGOAS! Governo federal reconhece emergência no estado

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves assinou portaria considerando o Decreto nº 68.824, de 13 de janeiro de 2020,do Governo do Estado de Alagoas/AL, e as demais informações constantes no processo nº 59051.007843/2020-36,reconhecendo situação de emergência em decorrência de estiagem em 42 municípios.

Esse reconhecimento é fundamental para a manutenção da operação “Pipa”, executada pelo Exército e para a operacionalização da operação “Água é Vida” da Defesa Civil Estadual.

No início do ano a presidente da AMA, prefeita Pauline Pereira se reuniu com o coordenador da Defesa Civil, Coronel Moises e equipe, para cobrar o início da operação antes do carnaval, o que não foi possível devido a necessidade do reconhecimento federal, agora liberado.

Os recursos são na ordem de 10 milhões e 800 mil reais e vão beneficiar 300 mil pessoas. No total, serão entregues à população 2 milhões de litros de água por dia. São cerca de 20 litros por dia para cada pessoa. Os caminhões pipas levam de 200 a 300 litros, onde parte é destinada também ao consumo animal.

Este ano, haverá um grande monitoramento da Operação, onde os carros foram inspecionados e serão fiscalizados pela Vigilância Sanitária para verificar qualidade e local de captação da água.

Ascom AMA

Fechar