Nova sala de controle do e-SIC: alagoanos ganham ferramenta de transparência

Iniciativa transforma dados brutos em informações detalhadas de monitoramento, facilitando a compreensão dos cidadãos

 

Os alagoanos ganharam mais uma ferramenta junto à transparência estadual. Entrou no ar a Sala de Controle do Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC), mais uma parceria entre o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) e a Controladoria Geral do Estado (CGE).

A ferramenta possibilita que dados brutos sejam entregues em informações detalhadas na forma de gráficos e índices, possibilitando uma ideia generalizada dos órgãos, em específico, e do atendimento ao cidadão no Estado como um todo.

“O enfoque da Sala de Controle é levar à sociedade um ambiente intuitivo, que demonstre, em tempo real, o cenário da transparência passiva do estado. Através da Sala de Controle, o cidadão poderá acompanhar a efetividade e a agilidade dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual em atender as demandas registradas através do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), seja online ou presencial” explicou Maria Clara Bugarin, controladora-geral do Estado.

“É possível também realizar o comparativo entre os dados estatísticos e o desempenho dos órgãos. Com isso, o cidadão vem se apropriando cada vez mais desse direito, tendo em vista o notório crescimento dos registros de pedidos de acesso à informação” finalizou a controladora.

GANHOS e-SIC

Além da sala de monitoramento, a equipe e-SIC tem outros motivos para comemoração. O número de cidadãos contemplados pelo sistema aumentou significativamente, ou seja, quem precisou do sistema, teve suas necessidades atendidas.

“Em números de registros, solicitações e recursos, no ano de 2018 tivemos 1260 cidadãos atendidos. Em 2019, o e-SIC mudou em virtude da Lei Estadual 8.087/2019, quando foram implementadas novas instâncias recursais. Nesse período, a quantidade de cidadãos atendidos aumentou para 1700. A média de tempo de atendimento também melhorou, comparando os anos 2018/2019, de 18,8 dias para 3,2 dias, o que também mede a eficiência dos gestores de SIC dos órgãos” explicou o analista do Itec, Manfredi Melo.

Para acessar a Sala de Controle, o link é http://e-sic.al.gov.br/sala/controle/. Já para realizar solicitações de informação, o endereço é http://e-sic.al.gov.br/login/?next=/, bastando apenas fazer um cadastro de maneira rápida, prática e intuitiva.

Fechar